CENTRAL DE ORIENTAÇÕES DA VACINAÇÃO COVID-19

Esta iniciativa partiu do Centro Integrado de Serviço, Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (CISEPES), que busca através do seu Centro de Referência de Cuidado em Enfermagem – EnfClin –, da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), contribuir com a comunidade em geral de Santa Maria e região.

Este canal objetiva dar apoio à Prefeitura Municipal de Santa Maria oferecendo orientações de Enfermagem, importantes para sanar dúvidas relacionadas à CoronaVac e ao processo de vacinação da população.

Se você tem alguma dúvida relacionada ao Covid-19, entre em contato com nossa equipe que está disponível para lhe atender por telefone, Whatsapp e por um chat.

  • 40 estudantes da instituição foram selecionados e treinados para trabalhar na Central de Orientações da Vacinação Covid-19. Os alunos são formandos do curso Técnico em Enfermagem e do 7º semestre em diante do curso de Graduação de Enfermagem.

    Simone Nunes
    Simone Nunes Coordenadora da EnfClin
  • Foi a maneira que a FISMA encontrou para ajudar neste momento, que é histórico e de suma importância para todos. É nossa forma de colaborar com o coletivo.

    Leise Flores
    Leise Flores Responsável Técnica da EnfClin
  • O momento exige esforços de todos. A FISMA sempre contribuiu com a área da saúde em nossa região, seja formando profissionais ou através dos serviços que presta. Logo, é um dever e uma satisfação poder auxiliar a Secretaria de Saúde do nosso município no enfrentamento do COVID-19. Esperamos que essa central seja uma referência para informações e esclarecimentos a nossa comunidade.
    Marcos Juliano Hübner
    Marcos Juliano Hübner Coordenador Geral do CISEPES
  • Colaborar com a comunidade neste momento é muito importante, é uma responsabilidade social.

    Naiana Dotto
    Naiana Dotto Coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da FISMA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

ATENDIMENTO

A Central de Orientações da vacina passa a funcionar a partir de hoje das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Qualquer dúvida sobre o processo de vacinação, antes ou depois de receber a dose, pode ser levada à Central por meio de:

Telefones: (55) 3025-9724, 3025-9727 e 3025-9750
Whatsapp:  (55) 9 9941-7717 ou (55) 9 9608-9860
Webchat: neste site

EQUIPE

Enf.ª Simone Nunes – Coordenadora da EnfClin

Enf.ª Leise Flores – Responsável Técnica da EnfClin

Enf.ª Naiana Dotto – Coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da FISMA

Mais 40 alunos do curso Técnico em Enfermagem e do 7º semestre em diante da graduação em Enfermagem

SOBRE A VACINA

A vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan é uma vacina contendo o vírus SARS-CoV-2 inativado.

Os estudos de soroconversão da vacina Sinovac/Butantan, demonstraram resultados de > 92% nos participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 14 dias e > 97% nos participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 28 dias.

A eficácia desta vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 2 semanas. Para prevenção de casos sintomáticos de covid-19 que precisaram de assistência ambulatorial ou hospitalar a eficácia foi de 77,96%.

Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações

EFEITOS COLATERAIS

MUITO COMUNS (≥10%)

  • Locais: Dor no local da injeção;
  • Sistêmicos: Cansaço, fadiga, dor de cabeça;

COMUNS (≥1% a <10%)

  • Locais: Edema, prurido, enduração no local da injeção;
  • Sistêmicos: Náusea, Diarreia, Dor muscular, Tosse, Dor articular, Coceira na pele, Nariz escorrendo, Dor de garganta, Congestão nasal;

INCOMUNS (<1%)

  • Locais: hematoma no local da injeção;
  • Sistêmicos: Vômitos, Febre, Exantema, Dor na orofaringe, Espirros, Tontura, Dor abdominal, Sonolência, Mal-estar, Rubor, Dor/desconforto nas extremidades, Dor nas costas, Vertigem, Edema, Dispneia, Diminuição de apetite;

DESCONHECIDOS: É uma vacina nova, podem ocorrer efeitos desconhecidos até o momento.

As pessoas que receberem o esquema de imunização deverão manter as medidas de prevenção contra infecção por SARS-CoV-2 para diminuir o risco de infecção e transmissão a contactantes.

CONTATO

Estamos aguardando sua mensagem.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas:

WhatsApp: (55) 9 9941-7717 ou (55) 9 9608-9860
Fone: (55) 3025-9724, 3025-9727 e 3025-9750
E-mail: enfclin@fisma.com.br

Se preferir, utilize o formulário ao lado e deixe-nos suas sugestões e/ou críticas para que possamos melhorar nossa participação nesta ação.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (horário corrido).

    PARCEIROS