Orientação de Enfermagem

O Centro Integrado de Serviço, Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde – CISEPES, através do seu Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia – PsicoClin, da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) oferece apoio psicológico.

Neste espaço, é oferecido apoio psicológico amparado na proposta de “Primeiros Cuidados Psicológicos” a toda população de Santa Maria e região, devido aos aspectos emocionais que podem se manifestar a partir da Pandemia Covid-19.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve para agendar o atendimento.

Fique atento as suas emoções, cuide da sua saúde mental.

Como funciona

O apoio psicológico é realizado por profissionais psicólogos (com registro no CRP e habilitação para atendimento on-line) e compreende um atendimento com duração de até 50 minutos.

Para participar do apoio psicológico, envie-nos uma mensagem que retornaremos para agendar dia e horário.

Os atendimentos serão realizados de forma on-line, para isso basta ter um computador, notebook, ou dispositivo móvel (smartphone, tablet) com acesso à internet.

Solicitamos que ao iniciar o atendimento, tenha em mãos um documento com foto (RG, CNH, CTPS ou outros).

Quem pode procurar

Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, da comunidade interna e externa da FISMA, observando as orientações do CFP (resoluções nº 11/2018 e 04/2020).

No entanto, destaca-se que este tipo de atendimento não é indicado para todos os casos. A avaliação a esse respeito ficará a cargo da equipe de psicólogos da PsicoClin.

Quando procurar

As pessoas podem ser afetadas de formas diferentes quando vivem situações difíceis e, nestes casos, existe uma variedade de reações e sentimentos que podem surgir. Cada pessoa reage de diferentes formas às situações, no entanto alguns sinais indicam a necessidade de buscar um profissional:
– Dificuldade em lidar/manejar com sentimentos e emoções, medo, ansiedade, tristeza, irritação, desespero, raiva ou culpa;
– Alterações no padrão do sono e\ou alimentar;
– Sinais físicos na ausência de doença (dores de cabeça, tensão muscular, etc.);
– Demonstrar maior irritabilidade.

Sigilo

O serviço preza pelo sigilo dos dados de identidade das pessoas e dos atendimentos realizados. É importante que a pessoa interessada no apoio psicológico possua um espaço privativo, livre de interferências externas para a sessão. Além disso, visando a privacidade e o sigilo, orientamos que os recursos tecnológicos utilizados para o atendimento sejam pessoais. No entanto, alertamos que mesmo com todas as precauções tomadas, a Internet não é considerada totalmente segunda, podendo constituir um ambiente vulnerável a ameaças digitais.